top of page
Buscar
  • Foto do escritorInês Cruz

1,2,3 já conto até três!

Atualizado: 7 de set. de 2019

Dica: Ensinem a contar até três mas usem isso de forma completa (pais usem isso a vosso favor ;)


É mais um momento de palmas e sorrisos rasgados quando o nosso pequenino aprende a contar até três! Mais um momento que o nosso coração se derrete de felicidade (e o dos avós). O nosso bebé começou por dizer "tes" após a nossa contagem 1,2 ... e de repente já é capaz de dizer um, dois, três!

Efetivamente ele não sabe nessa altura contar até três!

Ele sabe sim porque memorizou, dizer três palavras seguidas! (e sabe que ficamos felizes quando o faz).

A noção de quantidade no cérebro deles vem mais tarde.

Mas é um dia memorável (como mil outros na nossa vida com eles). Devemos bater palmas? Sim! Devemos fazer festa? Sim! Memorizaram três palavras!

Mas não se iludam com os números eles têm todo o tempo para aprender os números, para os relacionarem e operarem, quando chegarem ao 1ºciclo. Nesta fase há muitas outras coisas a desenvolver para melhorar o raciocínio matemático deles...e não passa por saber os números.

Com o passar do tempo os números tomarão o seu lugar e quando pelos 4/5 anos a noção de quantidade começa a ser adquirida, aí interessa dar um bocadinho de atenção aos números, mas só mesmo um bocadinho. Ensinar a escolher 6 lápis de cor, a colocar na mesa 3 colheres de sopa, a arrumar 4 carrinhos na mesa...todo o restante mundo que os números trazem com eles fica para o 1ºciclo :)


Mas agora que o pimpolho já diz 1,2,3 vamos usar esta técnica a nossa favor.


A técnica do 1,2,3 :)


Já que eles percebem que o 3 é o último de uma sequência de passos porque não usarmos essa contagem quando chegar a hora de arrumar os brinquedos?

Ou quando os chamamos e não acatam de imediato? Ou quando percebemos que a birra está prestes a iniciar?

Aproveitem para contar até três e ao 3 terão de ter os brinquedos arrumados, terão de estar ao nosso lado, terão de ter terminado a birra...

Ensinem os vossos filhos a ligar o que sabem e o que aprendem às situações do dia a dia. Concretizar, na fase em que estão (3-6 anos), é muito importante. O cérebro deles precisa de trabalhar no concreto, assim nas cabecinhas deles tudo faz mais sentido. Isto, nesta idade, será sempre importante para o raciocínio matemático deles se desenvolver mais enriquecido.


Pela positiva (prefiro sempre este lado +) podem brincar com eles e contar até 3 para se esconderem, podem contar até três para correrem para o vosso colo, podem contar até três para vos darem mais um abraço...e tantas tantas outras ideias.


Com esta dica não esqueçam que a técnica do 1,2,3 pode ser utilizada desde que eles sabem repetir estas três palavras, até... enquanto for útil!





324 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page