top of page
Buscar
  • Foto do escritorInês Cruz

Literacia Financeira em Vila Nova de Paiva

Na semana passada estive na Escola Básica e na Escola Secundária de Vila Nova de Paiva para um À conversa com alunos sobre Literacia Financeira, a convite da Câmara Municipal de Vila Nova de Paiva, integrando a Semana Cultural do Agrupamento de Escolas.




É um desafio falar com alunos sobre dinheiro, poupanças, investimentos, créditos mas a realidade de cada sítio por onde passo leva-me sempre a pensar que ainda há muito a fazer nesta área! Com pequenos e grandes. Com alunos e com famílias!


Os alunos entram curiosos, fazem perguntas e lançam olhares desconfiados... mas acabam a partilhar dúvidas e a interagir de forma muito interessante.

Mais de 50% dos alunos nunca ouviu falar de Literacia Financeira ou se ouviu não sabia o significado...

Das muitas coisas que conversamos e das sugestões e dicas que deixei aos alunos presentes, partilho uma preocupação... contamos pelos dedos da mão o número de alunos que recebe mesada... não é fator obrigatório e cada família tem a sua realidade, mas como podemos ajudar/ensinar os nossos filhos a gerir dinheiro, a tomar decisões de como, quando e onde usar, se eles não gerem dinheiro?

Gerir tem o lado do erro associado e para acertar, algumas vezes poderá haver decisões menos acertadas... mas não aprendemos a gerir sem gerir.


Estes alunos tiveram oportunidade de conversar este tema em várias vertentes e ficar mais despertos para algumas situações e aprender noções importantes, mas outros há que continuarão sem conhecimentos de literacia financeira.

Sem noções e sem oportunidades de aprender sobre isto.

É urgente trabalhar esta temática!


No final os comentários que alguns alunos partilharam num breve questionário de satisfação deixam clara a necessidade de continuar este caminho:





Muito obrigada a todos!

Foi um gosto estar novamente em Vila Nova de Paiva.


Às famílias da zona de Felgueiras que tenham interesse neste tema, estarei na Biblioteca Municipal de Felgueiras num workshop com pais e filhos sobre a Literacia Financeira, dia 20 de abril (penso que será sob inscrição mas podem obter mais informações no site da Biblioteca).



208 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page