Ontem estive na Biblioteca Municipal Lídia Jorge, em Albufeira, a convite da Divisão de Educação da Câmara Municipal de Albufeira para uma Conversa com pais sobre a frustração, a ansiedade e a impaciência dos nossos filhos, na escola e na sala de aula de matemática.

Que a educação não tem receitas, todos já o sabemos... e também sabemos que o que resulta com um filho pode (e certamente vai acontecer muitas vezes) não resultar com o outro, o que cativa uma turma não provoca a mesma dinâmica noutra, as estratégias e as dicas que partilho nas conversas com pais não se enquadram em todas as famílias da mesma forma... mas tenho a certeza de que estarmos alentos, ativos e focados em desenvolver competências matemáticas desde cedo, tornará os nossos filhos mais disponíveis para a aquisição de conhecimentos e desenvolvimento de conteúdos.
Prepara-os para a sala de aula.
Prepara-os para a escola.
Prepara-os para a vida.
Uma geração de "aqui e agora" como reage às dificuldades quando na sala de aula de matemática elas aparecem?
A Sra. Vereadora deu início à sessão e depois o tempo foi escasso para tudo o que se foi partilhando.

Dos pais presentes que responderam ao questionário final destacamos que:
100% consideraram o tema relevante ou muito relevante, 93% destacou a comunicação do tema e apresentação dos exemplos e dicas como muito boa ou excelente sendo que 86% reconheceu ainda que a conversa superou as expectativas que tinham ou foi de encontro às expectativas que traziam. No final 86% indicou que adquiriu novas ferramentas para desenvolver nos filhos competências matemáticas.
Quando questionados sobre o que gostaram mais na nossa conversa destacam-se as respostas:


Obrigada pelo convite, foi um gosto estar em Albufeira.
Inês Cruz
25.01.25
Comentarios