top of page
Buscar
  • Foto do escritorInês Cruz

14 Dicas para impulsionar competências matemáticas

Atualizado: 5 de dez. de 2018



http://portocanal.sapo.pt/um_video/aCOZA4lJ34v5ZP8k0eds

(Rubrica no programa Olá Maria, 2.ª parte, a partir do minuto 4).


No final de cada "À conversa com..." é para mim muito importante ouvir o que os pais partilham, o que me vêm dizer e até sugerir... desta vez vários foram os que pediram para partilhar as dicas com que fechava a palestra. Por isso cá estão elas... em jeito de tópicos como lá as projeto... para as aprofundar nada como assistir a um À conversa com pais... :)


Escolas, infantários, colégios, associações, grupos de pais, juntas de freguesia, câmaras municipais... estou à espera do vosso convite, vamos juntos combater a imagem errada de bicho papão da matemática.

O insucesso não depende só de professores e alunos, nós pais também podemos ajudar!

E nas palestras "À conversa com pais..." falamos tanto do tanto que podemos fazer com tão pouco!



1. Coloque uma caixa de lápis de cor e papel ou um livro na sua carteira em vez do tablet- desenvolva a criatividade, a imaginação e a paciência.


2. Ouça-o e incentive-o a explicar a sua razão - é muito importante que dê opinião dele, estimula o raciocínio, a resolução de problemas.


3. Desenvolva, no seu dia a dia, noções de grandeza, noções de posição, noções de direção e sentido, noções de tempo, noções de capacidade - noções de orientação espacial, noções 3D...


4. Fale do futuro com ele... - preparar, organizar, prever.


5. Faça-o perceber que hoje talvez não consiga mas que vai conseguir - acreditar que é capaz, que o erro faz parte, que a aprendizagem não é imediata.


6. Orientação espacial - trabalhar esta competência no dia a dia, com mapas, com legos, perceber a cidade onde vive, as ruas, ...


7. Trabalhe um discurso positivo realista - acreditar ser capaz, com esforço e dedicação mas acreditar que não temos todos de ser fantásticos em tudo.


8. Não pensem por eles! Pensem com eles! Criem o hábito de eles terem de explicar o porquê e as consequências - opinião crítica, habituar a pensar por eles, criar autonomia.


9. Ler, leia e incentive a ler -(estudo sobre a importância da leitura e a matemática) criatividade, imaginação, interpretação.


10. Tenha regras (se entender que é melhor explique-as as vezes que forem necessárias faça-o) - cumprir regras, estruturar e decompor problemas complexos


11. Mostre-lhe que o erro faz parte do crescimento dele. E do nosso também. A frustração é parte do crescimento - frustração, errar, tentar, falhar, é como aprender a andar de bicicleta


12. Desenvolva nele persistência e paciência.


13. Partilhem, entre todos, o que veem, vivem e sentem todos os dias. Fale com o seu filho numa linguagem que o desenvolva. - partilha sentimentos, gostos e dificuldades


14. Sejam pais otimistas e calmos.



Se isto vai fazer falta na sala de aula de matemática? VAI! Nem imagina quanto!

2.683 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page